Rosangela
Ser professor nos dias atuais é lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Lembrando que a profissão docente sempre foi de grande complexidade.
A lógica da formação continuada deve ser centrada nas escolas numa organização dos próprios professores. Com isso não quer dizer que não seja importante o trabalho de especialistas.
As competências necessárias para a prática do professor é preciso enfatizar duas; organizador da aprendizagem, isto é, o professor hoje em dia não é um mero transmissor de conhecimento, mas sendo um organizador de aprendizagens via os novos meios informáticos, por via dessas novas realidades virtuais, a organização do trabalho escolar. O segundo nível de competência, são relacionadas com a compreensão do conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso compreender o conhecimento ser capaz de reorganizar e reelaborar, e de transpô-lo em situação didática em sala de aula.
Portanto, criar um conjunto de condições, de regras de lógicas de trabalho coletivo dentro da escola, a partir das quais, através da reflexão da troca de experiências, da partilha seja possível dar origem a uma atitude reflexiva da parte dos professores. A experiência de cada um só se transforma em conhecimento através desta análise sistemática das práticas.
Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola .
Neste milênio, pensamos internamente a profissão, a dois aspectos essenciais. O primeiro é que os professores se organizem coletivamente por novos modelos de organização como comunidade profissional, coletivo do docente, dentro das escolas por grupos disciplinares e conquistarem desse modo exercer um papel com profissão considerado mais ampla do que papel tem exercido até agora.
Em seguida o designo como conhecimento profissional, isto é, há certamente um conhecimento disciplinar que pertence aos cientistas que pertence a pessoas da história, das ciências etc.
Nos últimos anos avanços enormes na formação dos professores aconteceram, mas houve também grande contradições considero a principal é que se avançou muito no ponte de vista da reflexão em relação das práticas as criação e da consolidação de dispositivos novos e consistentes de formação de professores. Essa decalagem entre o discurso teórico e a prática concreta da formação dos professores. É preciso ultrapassá-la rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário